Momento Natural

0

Doce com leve azedinho e muito suculenta, cajá!



Ahh, o cajá-manga aquela fruta de casca fina, laranja-amarelado, quando madura, de polpa suculenta e sabor agridoce, que caiu no gosto popular, mesmo não sendo um fruto de origem brasileira, mas está presente em quase todo o território naciona e tem grande aceitação entre as pessoas. Esse fruto é fonte de fibras, sais minerais (magnésio, potássio, zinco, cobre e ferro) e algumas vitaminas (A, B1, B6 e C).

Uma das contribuições e benefícios da vitamina A mais importantes ocorre a nível celular. Este nutriente influencia no processo de crescimento e reparação das células que compõem a nossa visão, mucosas, pele, unhas, esmalte dentário e cabelo. A vitamina A é essencial para manter um sistema imunitário forte que nos ajude a lutar contra as infeções e doenças, pois favorece a produção de defesas e melhora a resposta aos anti-corpos. Esta vitamina também participa na criação de membranas que protegem das infeções os órgãos como os pulmões ou o trato digestivo.

A vitamina B1 (Tiamina) atua em nosso organismo estimulando o apetite, no desenvolvimento do corpo, bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. Sua carência provoca os seguintes problemas: Perda de memória, Fraqueza muscular, Inflamação nos nervos, Paralisia de membros, Depressão, entre outros.

Já a vitamina B6 (piridoxina) sua função principal é auxiliar no metabolismo das proteínas e gorduras, além de ajudar na formação da hemoglobina. Essa é uma vitamina que promove o bom funcionamento do sistema nervoso e uma pele saudável, além de prevenir doenças cardiovasculares, por ajudar na degradação da homocisteína, substância que em excesso causa doenças cardiovasculares. A deficiência da vitamina B6 no organismo pode provocar vômitos, fraqueza, depressão, dores de cabeça e irritabilidade.

Além desses nutrientes o cajá-manga é rico em carotenóides, substâncias encontradas em frutas e verduras de coloração amarela, laranja e vermelha. Estudos científicos apontam que os carotenóides possuem atividades antioxidantes, regulação do crescimento celular e da resposta imunológica, redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis e também redução do risco de catarata.

O picolé de cajá-manga da Frutos do Brasil com uma pitada de sal é delicioso, se te deu água na boca não deixe de ir logo a uma de nossas lojas, veja qual a mais próxima de você. Lembrando que nosso picolé contém polpa de cajá, então você provavelmente, encontrará fiapos da fruta. Também tem o cajá zero adição de açúcar e o nosso incrível e saboroso sorvete de cajá. O consumo da fruta in natura também é indicado. Tenha uma dieta balanceada, faça acompanhamento com nutricionista e/ou médico.

Bárbara Ramos
Nutricionista
CRN 1 - 9633

 

Publique na sua rede
Deixe um comentário


Não será publicado

Opcional